Navigation Menu

noite de Halloween... Ooooooh



Hoje é a noite de Halloween, um costume do mundo anglófono que chegou até nós e interferiu com o no nosso Pão por Deus, mais vivido no dia 1 de novembro, o
. Hoje os dois momentos interligam-se na data mas continuam a ser diferentes nos objetivos.

0 comments:

a casinha de prazeres da Quinta da Bela Vista



A casa que vemos integra o hotel Quinta da Bela Vista, uma unidade hoteleira que faz jus ao seu nome. É uma casinha de prazeres, muito típica nas quintas madeirenses, que tem como uma das suas utilidades proporcionar os prazeres da vista que dali se alcança.
Além da vista privilegiada para a cidade e da qualidade, o hotel tem arrecadado muitos prémios por tudo isto e pela excelência do serviço.

0 comments:

a recuperação do edifício adormecido



Este edifício que se pode ver à esquerda está hoje a ser intervencionado. Durante muitos e muitos anos intrigou a razão do seu autêntico abandono devido à sua arquitetura mas, sobretudo, pela localização privilegiada, sobre o mar, ali mesmo atrás de um dos miradouros da zona da Barreirinha, em Santa Maria Maior. Felizmente estão a manter a matriz.

0 comments:

O Independence of the Seas e o resistente Astoria



Interessante registo de dois navios de cruzeiro que se cruzam no Porto Funchal. Atracado, o imponente Independence of the Seas, que, quando foi lançado em 2008 era o maior navio de cruzeiros do mundo, a par dos gémeos Freedom of the Seas (2006) e Liberty of the Seas (2007). Hoje estão quase a fugir da lista do top 10 dos maiores do mundo.
No plano intermédio entre o navio da Royal Caribbean e o casario da cidade, vemos um paquete com muita história. É o resistente da Portucasle Cruises, mas que está fretado pela Cruise & Martime Voyages. Era o Azores antes de ser fretado.
Este navio tem a particularidade de estar no Registo Internacional de Navios da Madeira, pelo que tem bandeira portuguesa na popa e escrito o nome Madeira, sob o nome Astoria, igualmente na parte posterior do navio.
Além disso, no seu longo currículo, este paquete lançado em 1948 tem a particularidade de, em 1965, com o nome de Stockholm, perante um grande nevoeiro em Nova Iorque, ter colidido com o navio Andrea Doria, resultando no afundamento deste último.

0 comments:

a árvore das flores que encantam



Esta árvore tem flores rosa que encantam. A sua cor torna-a visível mesmo de pontos distantes, que não é este caso, em que a fotografia foi enquadrada de cima de prédio, no Socorro, em Santa Maria Maior. Se repararmos bem, ao lado direito da árvore está uma porta, que parece improvisada. Entre essa porta e o prédio da frente passa a Rua Bela de São Tiago.

0 comments:

luz retemperadora sobre a cidade



A cidade do Funchal vista de uma outra perspetiva, obtida a partir do Estádio do Marítimo.
A fotografia mostra também a ponta do Garajau e, lá ao fundo, estão as ilhas Desertas, as tais que um jornalista, a partir deste mesmo estádio, dizia, erradamente, serem o Porto Santo.

0 comments:

palmeiras junto a um edifício histórico



Poderia ser noutro lugar como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe ou no Brasil, pelo conjunto de palmeiras enfileiradas. Mas não é em outro lugar e sim no Funchal. São palmeiras nos jardins do Seminário Diocesano do Funchal, pertencente à igreja. Este edifício histórico da cidade era o Hotel Bela Vista, também conhecido por Jone's Hotel Bela Vista.
Chegou a ser chamado igualmente por Falkener's Private Hotel, um nome que figurava em 1885 no guia de Paul Langerhans.
Ao fundo vemos a Gare Marítima da Madeira.

0 comments:

Semana Regional das Artes encanta a cidade



O que mostro nesta fotografia não faz parte da paisagem da cidade. Resulta de atividades artísticas de escolas da Madeira. Todos os anos, os alunos criam arte e expõem no passeio central da Avenida Arriaga. Integram a Semana Regional das Artes e está na rua em junho, quando o ano letivo se aproxima de mais um final.

0 comments:

a Casa-Museu Frederico de Freitas



Uma abordagem diferente da Casa-Museu Frederico de Freitas, o edifício em tons avermelhados

0 comments:

a escritora e o poeta madeirense




Há algum tempo coloquei uma fotografia onde mostrava o escritor José Saramago. Hoje mostro nesta foto que registei no mesmo dia, no passeio central da Avenida Arriaga, em primeiro plano, o madeirense Herberto Hélder, um poeta português, nascido na Madeira, considerado o maior poeta português da segunda metade do século XX (pai do jornalista Daniel Oliveira) e a escritor Agustina Bessa-Luís.

0 comments:

1 fotografia 3 concelhos



O que vê em primeiro plano, com cores mais vivas, é a ponta do Garajau, que pertence a Santa Cruz, o concelho que ladeia a cidade do Funchal a leste. No entanto o que está lá adiante, a meio da fotografia, já é a capital da ilha da Madeira, que aqui surge desde a Ponta da Cruz até a baixa da cidade e a freguesia de São Martinho, mais alta.
Mas esta fotografia ainda mostra mais. Sobre esta língua de terra que é o Funchal vemos o concelho seguinte, o de Câmara de Lobos, com o icónico Cabo Girão lá no alto.

0 comments:

Sirena deixa o Funchal serenamente



O navio de cruzeiros Sirena acaba de deixar o Porto do Funchal e navega para leste num mar tranquilo. A fotografia foi registada na esplanada do Barreirinha Bar Café, um espaço aprazível na zona da Barreirinha, no final da Rua de Santa Maria.

0 comments:

um hotel com grandes vistas



No cimo deste imenso casario está o hotel Quinta das Vistas, que tem uma vista soberba para a cidade. O hotel foi inaugurado em maio de 2002 e erguido onde antes estava uma quinta, do dr. Américo Durão. Curiosamente, apesar da unidade hoteleira de 5 estrelas ter sido feito pelo grupo de João Rodrigues, acabou por ser vendida ao atual proprietário, que também se chama Américo, mas com o sobrenome Gonçalves.
Dispõe de áreas comuns espaçosas e bem decoradas, vistosos terraços panorâmicos e cerca de 12 m2 de jardins centenários, com fontes, um lago com cisnes, um pavilhão e um mini campo de golfe com 9 buracos.
Tem 71 quartos em três pisos, incluindo 3 suites júnior, 4 suítes e uma suite presidencial.

0 comments:

reflexos no Porto do Funchal


Tirei esta fotografia ontem de manhã. Poderiam ser mais dois navios de cruzeiro atracados no porto, que se encontram no Funchal. Mas o que me fez registar esta imagem foi porque me apercebi do reflexo do AIDAsol nos vidros do Mein Shiff 4. Isso é percetível e até a linha diagonal da frente do navio da Aida Cruises pode ver-se bem abaixo da chaminé do paquete da Tui Cruises.

0 comments:

mestria do piloto madeirense João Silva



O Rali Vinho Madeira é a principal prova automobilística do arquipélago. A corrida deste ano decorreu no princípio de agosto. Apesar das limitações financeiras conseguiu reunir um leque valioso de pilotos onde se evidenciaram alguns madeirenses. A prova de 2017 acabaria por ser ganha por um piloto madeirense, Alexandre Camacho. Em segundo lugar ficou o italiano Giandomnico Basso, que já venceu o Vinho Madeira várias vezes, e, em terceiro, ficou outro piloto madeirense, João Silva, que podemos ver na fotografia em plena primeira classificativa na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses. Este jovem piloto conta com a apoio incondicional do pai, o empresário António Silva, que patrocina a equipa através da sua empresa FX Hotelaria.

0 comments:

o Lobo Marinho com o Funchal em fundo



O navio Lobo Marinho parte em mais uma viagem diária entre a ilha da Madeira e a do Porto Santo. Desde que entrou em operação, a linha, com este ferry oferece uma viagem extremamente confortável entre as duas ilhas, com a duração de aproximadamente 2.15 horas.

0 comments:

quintas madeirenses entre o verde e as flores



Felizmente ainda existem quintas madeirenses como estas preservadas e que conseguem harmonizar o seu valor arquitetónico com o imenso verde e as flores que as rodeiam.

0 comments:

árvores no telhado



Árvores no telhado. É isso mesmo que a fotografia mostra sobre esta zona de serviços de uns apartamentos em São João. Por sinal, o pouco contacto com grandes quantidades de terra não é impeditivo de aparentarem estar bem viçosas.

0 comments:

torre da Sé rejuvenescida



A torre da Sé do Funchal foi recuperada. É bem visível o resultado dos trabalhos que se prolongaram por vários meses. No entanto, se o conjunto edificado parece ter ficado bem cuidado, os ponteiros do relógio dos mostradores que a fotografia documenta não estão sincronizados, embora neste registo isso seja impercetível.

0 comments:

um hotel com vista para a cidade



A fotografia dispensa muitas palavras porque está tudo no que a máquina captou, o nome do hotel impressa no vidro do quarto e a vista magnífica que o FourViews Baía oferece para a cidade.

0 comments:

flores que encantam



É verdade, a cidade do Funchal tem muita construção, seja para a habitação coletiva, para o comércio ou para escritórios. Mas a verdade é que ainda existem muitas quintas como estas na Rua Nova de São João, onde se pode ver muito verde e buganvílias exuberantes.

0 comments:

cores que encantam



Uma perspetiva diferente da cidade, vista de um lugar que ninguém quer visitar. A fotografia foi obtida na parte frontal do Hospital dos Marmeleiros que definha a cada dia e que dizem acelerar partidas para quem tem a infelicidade de lá ir parar.
A alegria que vemos neste dia de sol e cores encantadas contrasta com o momento que havia presenciado momentos antes da passagem para o desconhecido de uma pessoa amiga que as agruras da vida terão acelerado a viagem que ninguém quer fazer.
Seja como for, gosto deste registo de uma flor selvagem, com espinhos bem perto e com a cidade baixa lá ao fundo, onde ainda se vê o navio Lobo Marinho que regressa de mais uma viagem ao Porto Santo.

0 comments:

Europa 2 deixa o porto com reflexos e mar calmo



Mais um navio parte em sossego do Porto do Funchal. Trata-se do moderno Europa 2 da Hapag-Lloyd, que zarpa num mar muito calmo e com um grande reflexo nas águas que se alisam com a sua passagem.

0 comments:

relíquias do Funchal



A fotografia mostra, em primeiro plano, o Convento de Santa Clara. Mas revela igualmente outras relíquias da cidade como a torre amarela do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, e, um pouco à sua esquerda, para trás, a parte frontal da Escola Secundária Francisco Franco.

0 comments:

contrastes na cidade



Recentemente coloquei aqui uma fotografia onde evidenciava unicamente a casa que mostro aqui à direita. Hoje apresento uma outra, moderna, que tira partido da localização privilegiada do local que referi no post anterior. A comparação entre as duas casas resulta num grande contraste em toda a linha.

0 comments:

um luar madrugador sobre a cidade


Fiz esta fotografia bem cedo esta 5.ª feira. Conciliei um luar de encantar com uma noite sem nuvens e com o céu todo estrelado. O dia não tardaria a nascer enquanto no Porto do Funchal o navio de cruzeiros Mein Schiff 4, que chegara no final do dia anterior, ajudava a compor este bonito quadro da cidade do Funchal visto de leste para oeste.

0 comments:

uma casa no fundo



Com as novas estradas, como a saída da Cota 40, que as circundam, e a Rua de São João, feitas há muitos anos em redor, estas casas acabaram por ficar num fundo. Evidenciam algum desgaste.

0 comments:

a elegante Estátua da Autonomia



A Estátua da Autonomia é uma das que mais gosto no Funchal. Localizada presentemente na Praça da Autonomia, começou por estar fora da capital da ilha, junto a uma das cabeceiras do Aeroporto da Madeira, em Santa Cruz. O seu braço quase parecia tocar nos aviões que aterravam. Ali foi colocada no dia 1 de julho de 1987, o Dia da Região Autónoma da Madeira.
Pouco tempo depois, em maio de 1990, o Governo Regional decidiu transferir esta obra-prima de Ricardo Veloza para o local onde ainda hoje se encontra. No entanto, em 2012 foi retirada para que pudessem fazer as obras nas fozes das duas ribeiras que antes chegavam ao mar separadas: a de João Gomes e a de Santa Luzia. Só voltaria à praça dois anos depois, em setembro de 2014, depois de ter estado em “retiro”, deitada, no Parque de Máquinas da Cancela.

A estátua carateriza-se por ser esculpida em bronze e placas de betão. Representa uma mulher que irrompe, simbolizando a autonomia do arquipélago arrancada a ferros.

0 comments:

Cajú é um novo hotel na cidade



Neste conjunto edificado da cidade sobressai, pela arquitetura recente, uma construção onde está localizado o novo hotel Cajú, na Rua da Carreira.

0 comments:

aqui poderá surgir o Savoy Pelourinho



Conjunto de edifícios no Largo do Pelourinho. Evidencia-se o da Insular, adquirido recentemente por Avelino Farinha. Admite-se que o empresário venha a construir naquele amplo espaço um hotel de cidade com muito charme. A ser seguido este caminho será um Savoy, atendendo aos três hotéis que já tem com essa marca e mais um que está em construção, o Savoy Palace. Talvez o Savoy Pelourinho.

0 comments:

quinta tomada pelos anos



Esta quinta está abandonada, como, aliás, se advinha rapidamente ao olhar para a casa e para os arredores. Se não é abandonada no sentido literal da palavra direi então que se encontra menos cuidada.
Tem uma localização privilegiada numa área de terreno no alto entre a Estrada de São João, em baixo, e a Rua São João Velez Caroço, na parte superior, na qual ainda se conseguem ver alguns automóveis.

0 comments: